Artigos | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Artigos

quinta-feira, 15 de Setembro de 2016

Saúde: um mercado doente?

Uma reflexão sobre o mercado de planos de saúde e os direitos dos consumidores. "É mais que urgente pensar em modelos e formas de dissolver o custo dos planos ao longo da vida da pessoa, para que as mensalidades não sejam tão onerosas quando ela chegar à idade improdutiva", afirma a advogada, especialista há mais de 15 anos na área de direito à saúde.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 05 de Agosto de 2016

Carta aberta ao Ministro da Saúde

No Dia Nacional da Saúde, pensemos o que verdadeiramente importa à população. Entendendo a amplitude do conceito, desde o saneamento básico até a sanidade mental, temos uma grande estrada pela frente.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
quinta-feira, 28 de Julho de 2016

Hepatite C: a cura passou de sonho para realidade

Infelizmente, a distribuição dos medicamentos Sofosbuvir, Simeprevir e Daclatasvir pelo SUS não contempla todos os portadores do vírus da Hepatite C. Até quando pacientes excluídos, com fibrose hepática grau 1 a 2 ou em estágio inicial da doença, deverão aguardar a disponibilização dos novos medicamentos, em que a taxa de cura ultrapassa 90%?

Por: Tatiana Harumi Kota

Leia mais
quarta-feira, 27 de Julho de 2016

Radioterapia IMRT: procedimento tem cobertura pelo plano de saúde?

Os planos de saúde não podem se valer de cláusulas contratuais que afrontam a legislação vigente para negar cobertura a um tratamento que foi prescrito pelo médico, uma vez que, se o contrato prevê cobertura para a doença, não pode restringir a cobertura do tratamento daquela doença, sob pena de afrontar a boa-fé contratual.

Por: Barbara Areias Rezende

Leia mais
sexta-feira, 22 de Julho de 2016

Planos coletivos por adesão: por que os reajustes são tão altos?

As justificativas lançadas pelas operadoras para elevarem a mensalidade dos beneficiários dos planos coletivos por adesão causam ainda mais estranheza quando se observam os lucros experimentados pelas operadoras.

Por: Thaís Kechichian Alonso

Leia mais
terça-feira, 07 de Junho de 2016

Qual o futuro do paciente?

A advogada Renata Vilhena Silva participa do maior encontro da oncologia mundial, o 52º Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).

Um dos assuntos apresentados foi o alto custo dos tratamentos e a preocupação dos pacientes com as dívidas. A advogada analisa que o modelo de pagamento do plano de saúde precisa ser revisto diante da crise que assola o setor.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
segunda-feira, 18 de Abril de 2016

4 dicas para obter a cobertura de seu tratamento junto ao plano de saúde

O advogado Leonardo Nogueira elenca 4 dicas importantes para obter a cobertura de seu tratamento em tempo adequado e, ao mesmo tempo, se munir de documentos, caso seja necessário fazer alguma reclamação em órgão público ou promover ação judicial.

Por: Leonardo Ramos Nogueira

Leia mais
quinta-feira, 07 de Abril de 2016

O paradoxo da Saúde no Brasil: um passo adiante e dois para trás

No Dia Mundial da Saúde, a advogada Renata Vilhena Silva traz uma reflexão sobre a atual situação da saúde brasileira: "A vida ameaçada pela falta de medicamentos de alto custo para tratar a hepatite C, câncer ou simplesmente o desabastecimento de vacinas contra o H1N1, caxumba, hepatites A e B é uma realidade brasileira absurda."

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 01 de Abril de 2016

O relatório médico é instrumento de defesa do paciente e pode mudar o rumo da doença

Qualquer paciente se sente seguro quando adoece e tem ao seu lado um médico competente, cuidando de suas mazelas. Mais seguro ainda, se esse médico, além de bom profissional, for também seu aliado e lutar para que tenha o tratamento que merece e está à disposição no mercado. 

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
terça-feira, 15 de Março de 2016

O consumo da dor | Dia do Consumidor

No dia do consumidor, façamos uma reflexão sobre o que temos a comemorar na área da saúde. O termômetro para medir o estresse no setor é o número de reclamações nos sites do IDEC, Reclame Aqui, nos Procons e Juizados de Pequenas Causas; além da crescente fila de processos que envolvem as operadoras no Judiciário brasileiro. 

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais

Página 4 de 11