Artigos | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Artigos

terça-feira, 11 de Agosto de 2015

O que nos move é a crença de que a luta por uma vida mais justa é necessária e não é vã

Homenagem de Renata Vilhena Silva ao Dia do Advogado!

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
quarta-feira, 05 de Agosto de 2015

Uma reflexão sobre a viabilidade do Sistema de Saúde Suplementar

No Dia Nacional da Saúde, 05 de agosto, a advogada Renata Vilhena Silva, especialista em direito à saúde, faz uma reflexão sobre o assunto. Qual é o atual cenário da saúde suplementar no Brasil e por que tantos beneficiários insatisfeitos buscam o poder Judiciário?

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
quinta-feira, 30 de Julho de 2015

Negativa de cobertura de cirurgia bucomaxilofacial pelos planos de saúde é considerada abusiva

A ANS determinou, nos termos da Súmula Normativa n° 11, que as operadoras de planos de saúde devem cobrir as cirurgias bucomaxilofaciais. No Judiciário, o entendimento sobre a questão já é favorável ao consumidor. Quem trata do assunto é a advogada Tatiana Harumi Kota, do escritório Vilhena Silva Advogados.

Por: Tatiana Harumi Kota

Leia mais
quinta-feira, 23 de Julho de 2015

A Judicialização na saúde

Frente ao crescimento de 491%, de 2009 a 2014, do número de ações judiciais propostas contra a União para obtenção de assistência médica, o advogado Rafael Robba analisa a "malfadada" judicialização na saúde.

Por: Rafael Robba

Leia mais
quinta-feira, 16 de Abril de 2015

Cirurgia preventiva de câncer é um direito da mulher

A advogada Adriana Maia Marques, do escritório Vilhena Silva Advogados, sustenta em artigo que a cirurgia preventiva de câncer de mama e de ovário é um direito da mulher. "Havendo a indicação da cirurgia preventiva, a mulher adquire o direito de realizar a terapêutica sob o custeio integral de seu plano de saúde, vez que uma das finalidades da prestação privada de serviços à saúde é garantir a prevenção da doença."

Por: Adriana Maia Marques

Leia mais
quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015

Equívocos nas políticas de saúde trazem desalento para o mercado

Em artigo, a advogada Renata Vilhena Silva lamenta recente declaração do ministro da Saúde, que afirmou ser contrário a planos de saúde com mensalidades baixas e defendeu mudanças nas agências reguladoras. "Triste saber que representantes do governo pensam que as operadoras fingem que cobram e que os clientes fingem que pagam, diz advogada."

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 09 de Janeiro de 2015

Que a esperança seja a estrela do nosso caminho e trabalho

"Felizmente, os tribunais têm tido sensibilidade e considerado que o direito constitucional à saúde deve preponderar sobre regras contratuais e que a saúde não é uma mercadoria." Leia o artigo completo da advogada Renata Vilhena Silva.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
terça-feira, 22 de Julho de 2014

A cobertura obrigatória para drogas orais contra o câncer deve ser irrestrita

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, propôs uma resolução normativa que determina aos planos de saúde a obrigatoriedade, a partir de janeiro de 2014, do fornecimento de 36 drogas orais contra o câncer, indicadas para mais de 50 tipos, como próstata, mama, leucemia, linfoma, pulmão, rim, estômago e pele.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 27 de Junho de 2014

A extinção dos planos individuais põe em risco a saúde do consumidor

Contratar um plano de saúde individual é missão quase impossível. O mercado vêm assistindo a um aumento crescente dos planos coletivos empresariais ou por adesão, e a uma diminuição expressiva de possibilidades de encontrar um plano individual

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
terça-feira, 10 de Junho de 2014

O futuro da Saúde Suplementar: suspender é a solução?

Desde sua criação, a ANS pouco se preocupou com a defesa do consumidor, ao contrário, grande parte de sua atuação privilegiou as empresas de plano de saúde.

Por: Rafael Robba

Leia mais

Página 5 de 10