Artigos | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Artigos

quinta-feira, 16 de Abril de 2015

Cirurgia preventiva de câncer é um direito da mulher

A cirurgia preventiva de câncer de mama e de ovário é um direito da mulher. "Havendo a indicação da cirurgia preventiva, a mulher adquire o direito de realizar a terapêutica sob o custeio integral de seu plano de saúde, vez que uma das finalidades da prestação privada de serviços à saúde é garantir a prevenção da doença", afirma a advogada Adriana Maia Marques.

Por: Adriana Maia Marques

Leia mais
quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015

Equívocos nas políticas de saúde trazem desalento para o mercado

Em artigo, a advogada Renata Vilhena Silva lamenta recente declaração do ministro da Saúde, que afirmou ser contrário a planos de saúde com mensalidades baixas e defendeu mudanças nas agências reguladoras. "Triste saber que representantes do governo pensam que as operadoras fingem que cobram e que os clientes fingem que pagam, diz advogada."

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 09 de Janeiro de 2015

Que a esperança seja a estrela do nosso caminho e trabalho

"Felizmente, os tribunais têm tido sensibilidade e considerado que o direito constitucional à saúde deve preponderar sobre regras contratuais e que a saúde não é uma mercadoria." Leia o artigo completo da advogada Renata Vilhena Silva.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
terça-feira, 22 de Julho de 2014

A cobertura obrigatória para drogas orais contra o câncer deve ser irrestrita

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, propôs uma resolução normativa que determina aos planos de saúde a obrigatoriedade, a partir de janeiro de 2014, do fornecimento de 36 drogas orais contra o câncer, indicadas para mais de 50 tipos, como próstata, mama, leucemia, linfoma, pulmão, rim, estômago e pele.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 27 de Junho de 2014

A extinção dos planos individuais põe em risco a saúde do consumidor

Contratar um plano de saúde individual é missão quase impossível. O mercado vêm assistindo a um aumento crescente dos planos coletivos empresariais ou por adesão, e a uma diminuição expressiva de possibilidades de encontrar um plano individual

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
terça-feira, 10 de Junho de 2014

O futuro da Saúde Suplementar: suspender é a solução?

Desde sua criação, a ANS pouco se preocupou com a defesa do consumidor, ao contrário, grande parte de sua atuação privilegiou as empresas de plano de saúde.

Por: Rafael Robba

Leia mais
quarta-feira, 30 de Abril de 2014

Projeto de lei garante mais segurança ao usuário de plano de saúde

O texto diz que as operadoras de planos de saúde devem substituir imediatamente o médico, serviço, laboratório ou hospital por outro equivalente, em caso de descredenciamento, para garantir a continuidade do tratamento e a assistência médica ao paciente.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 14 de Março de 2014

15 de março: O consumidor de serviços de saúde tem motivos para comemorar?

Os planos de saúde fazem reajustes com frequência e geralmente o consumidor aceita sem reclamar. Porém, muitas vezes, esses reajustes são abusivos e o cliente tem o direito de recorrer à Justiça, para garantir um pagamento justo.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
quarta-feira, 12 de Março de 2014

O labirinto da rede própria como manobra de contenção dos custos da saúde

Os altos custos da saúde têm acarretado um círculo vicioso em que hospitais cobram caro pelos serviços prestados e planos de saúde glosam as solicitações médicas, deixando os beneficiários desprotegidos no meio dessa guerra.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais
sexta-feira, 18 de Outubro de 2013

Médicos necessitam de infraestrutura e condições dignas de trabalho e não devem perder a ternura jamais

Uma gestão que se preze requer planejamento a longo prazo, muito trabalho, eficácia e, ainda, fiscalização e controle dos gastos. Alguns governos optaram pela forma simplista do descaso ou a forma hedionda da corrupção, que desvia dinheiro da saúde, neglicenciado a doença e a vida das pessoas.

Por: Renata Vilhena Silva

Leia mais

Página 6 de 11