Qual é o procedimento para portar carência?

A portabilidade é o procedimento que permite trocar de plano de saúde sem o cumprimento de prazos de carência ou cobertura parcial temporária no plano a ser contratado com outra operadora. Para portar carência de um plano para outro, o consumidor deve estar adimplente junto à operadora de origem. Em seguida, deverá encaminhar os documentos exigidos para a operadora de saúde com a qual deseja contratar o plano novo, mediante a entrega dos seguintes documentos: cópia dos 3 últimos comprovantes de pagamento do plano de saúde atual e o comprovante de permanência por pelo menos 2 anos no plano de origem, ou por pelo menos 3 anos, caso tenha cumprido a cobertura parcial temporária (CPT) ou nos casos de doenças e lesões preexistentes.

A operadora de saúde tem um prazo de 20 dias para analisar a documentação do consumidor e, caso não se manifeste, presume-se aceita a portabilidade.

É essencial destacar que não se pode cobrar novo valor de prêmio, nem mesmo custos adicionais. O vínculo com a antiga operadora de saúde somente findará a partir do momento em que a portabilidade for concretizada, cujo prazo para início da vigência é de 10 dias. Se o consumidor não atender aos requisitos acima mencionados, a operadora de saúde poderá negar a portabilidade, devolvendo ao cliente qualquer valor que eventualmente tenha recebido.