ANS suspende parcialmente venda de planos de saúde após queixas de consumidores

Suspensão vale desde segunda-feira (11). Sede da empresa fica em Campinas, e plano afetado atende 4.959 clientes.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) suspendeu parcialmente a venda de planos de saúde da operadora Coopus, a partir desta segunda-feira (11). A empresa tem sede em Campinas (SP) e o plano afetado atende 4.959 clientes. A medida foi tomada após registro de reclamações dos consumidores.

Plano-de-saúde-Coopus

Os pontos de atendimento ficam localizados nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto (SP) e São Carlos (SP). Os beneficiários estão em mais de 90 municípios do estado de São Paulo.

De acordo com a ANS, a suspensão é resultado do acompanhamento trimestral de qualidade, feito com base nas queixas, ocorridas entre outubro e dezembro de 2018. A operadora recebeu classificação 3, a faixa de desempenho mais baixa do programa da Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS.

A empresa precisará demonstrar que solucionou os problemas para poder voltar a vender o plano. Se dentro do prazo de três meses a Coopus mostrar que conseguiu resolver as questões, a operadora poderá retomar a comercialização. Ela precisa continuar atendendo bem a todos os clientes.

Por nota, a Coopus criticou os critérios da ANS para bloqueio das pequenas operadoras. A empresa afirma que, no período da fiscalização, realizou mais de 240 mil exames, consultas e internações, e registrou seis reclamações. A operadora não informou quais medidas irá tomar para solucionar os problemas.

Os dados da ANS, no entanto, apontam 51 reclamações recebidas entre outubro e dezembro de 2018.

A Coopus também ressaltou que tem, ao todo, 32 planos de saúde registrados junto à ANS, e, dentre esses, um deles teve suspensão de comercialização. "O único plano suspenso foi o 130.1.3 com registro ANS 47641916-9", diz a nota.

Histórico da Coopus

De acordo com a ANS, a operadora teve planos suspensos no segundo trimestre de 2018, e um deles foi suspenso novamente no quarto trimestre.

No total, a Coopus possui 14.922 beneficiários de assistência médica e 164 de assistência odontológica, conforme atualização mais recente referente a janeiro deste ano.

O plano tem registro no órgão desde 2013, e tem sofrido queda no número de clientes. Passou de 22.286 em fevereiro de 2018 para um total de 15.086 em janeiro de 2019.

Fonte: G1