Direitos dos aposentados | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Direitos dos aposentados

Diante da falta de conhecimento dos seus direitos, aposentados acabam por sofrer o cancelamento do plano de saúde, interrupção de tratamentos, novos prazos de carência, além de alto custo para novas contratações.

O direito vale para os beneficiários que contribuíram com plano de saúde empresarial:

- por pelo menos 10 anos, adquirindo o direito de permanecer nas mesmas condições anteriores à aposentadoria. A Lei 9.656/98 garante aos beneficiários aposentados o direito de optar por esse benefício de forma vitalícia, mediante o pagamento integral da mensalidade.

- por período inferior a 10 anos, é garantido permanecer no plano de saúde, nas mesmas condições, na proporção de um ano para cada ano de contribuição e também devem assumir o pagamento integral da mensalidade.

Saiba mais: Aposentado e demitido permanece no plano de saúde por determinação da Justiça

Após a referida opção, o beneficiário tem o direito de permanecer nas mesmas condições que existiam no plano antes da aposentadoria, dentre elas:

- cobertura assistencial e rede credenciada;

- forma de cálculo da mensalidade;

- preço (sendo acrescidos os reajustes anuais).

Contudo, se a ex-empregadora ou o convênio médico não cumprirem as determinações contidas no Art. 31 da Lei 9.656/98, o consumidor poderá pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.

Eventos

A V edição do Congresso se dará no período de 20 a 23 de junho de 2017, com o tema central “Saúde, financiamento e gestão”, que abordará os reflexos no contexto de três linhas de ação: a saúde...

Leia mais

Publicações

Análise do caso julgado pelo STJ, que reconheceu a responsabilidade solidária de todas as empresas do grupo Unimed. Estudo do advogado Rafael Robba, mestrando...

Download do arquivo

Ver mais

Vídeos

Entenda as novas regras para cancelamento dos planos de saúde. A resolução permite o cancelamento imediato mesmo se o beneficiário estiver devendo...

Assista agora

Ver mais

Saiu na Mídia

A lentidão no processo de aprovação de um medicamento não pode se tornar uma barreira para que os pacientes tenham acesso rápido a novas drogas que podem até salvar vidas.

Leia mais