Reajuste acima de 60 anos | Vilhena Silva Advogados
(11) 3256.1283 Consulte seu processo

Reajuste acima de 60 anos

Os contratos antigos, ou seja, aqueles firmados antes da Lei 9.656/98 (Lei dos Planos de Saúde), contém cláusulas com previsão de diversos reajustes por faixa etária, após os 60 anos. A incidência destes reajustes, muitas vezes, inviabiliza a manutenção do contrato, tendo em vista que a mensalidade atinge patamares elevados justamente quando os beneficiários, idosos, têm sua renda reduzida por já estarem aposentados.

Contudo, além da Lei n° 9.656/98, que proíbe a variação da mensalidade para consumidores com mais de sessenta anos e que estejam no plano de saúde por mais de dez anos, o Estatuto do Idoso – Lei 10.741/03 – surgiu para assegurar proteção aos idosos e proibiu a discriminação destes nos planos de saúde, com cobranças de valores diferenciados em razão da idade.

Saiba mais: O abuso dos planos de saúde ao aplicar reajustes para beneficiários a partir de 60 anos

Desta forma, o beneficiário que sofrer tais reajustes em sua mensalidade, pode pleitear a respectiva nulidade, sendo que o Tribunal de Justiça de São Paulo tem o entendimento de que estes aumentos são abusivos.

É o que expressa a Súmula 91 do TJSP: “Ainda que a avença tenha sido firmada antes da sua vigência, é descabido, nos termos do disposto no art. 15, § 3º, do Estatuto do Idoso, o reajuste da mensalidade de plano de saúde por mudança de faixa etária.”

Eventos

Ao mesmo tempo em que apresentará os principais avanços da oncologia mundial e as contribuições mais relevantes da oncologia nacional, o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica convidará a todos...

Leia mais

Publicações

Análise do caso julgado pelo STJ, que reconheceu a responsabilidade solidária de todas as empresas do grupo Unimed. Estudo do advogado Rafael Robba, mestrando...

Download do arquivo

Ver mais

Vídeos

Entenda as novas regras para cancelamento dos planos de saúde. A resolução permite o cancelamento imediato mesmo se o beneficiário estiver devendo...

Assista agora

Ver mais

Saiu na Mídia

A lentidão no processo de aprovação de um medicamento não pode se tornar uma barreira para que os pacientes tenham acesso rápido a novas drogas que podem até salvar vidas.

Leia mais