03 mar Planejamento previdenciário
Por Renata Severo e Daniela Castro
O planejamento previdenciário pode ser fator essencial para a escolha do melhor benefício ao segurado, isto porque possibilita verificar todos os possíveis cenários para uma aposentadoria e as projeções de valores.
Com a mudança da reforma previdenciária, alguns cenários passaram a ser possíveis em razão das regras de transição, sendo algumas mais benéficas e outras nem tanto. Através do planejamento previdenciário é possível verificar se o segurado atende alguma das regras de transição, melhor data para pedido de aposentadoria e possíveis valores através do que consta no CNIS.
Ademais, através deste trabalho é possível verificar a necessidade de correção do CNIS seja por recolhimentos a menor, seja por vínculos incorretos, ou até mesmo falta de informações de locais laborados que não constam nas informações do INSS.
O planejamento previdenciário possibilita programação de contribuições para poderem trazer melhores valores para a aposentadoria do segurado, possibilitando também escolher o melhor momento profissional para a sua aposentadoria.
Assim, o planejamento previdenciário consiste na análise do CNIS, possíveis necessidades de acerto por informações inadequadas, elaboração de cálculos das diferentes regras de transição e tipos de aposentadoria com a consequente projeção de data de possibilidade de pedido e valores envolvidos, podendo ainda fazer projeção com diferentes tipos de contribuição buscando apresentar a melhor solução para o segurado.