fbpx

Após erro, Intermédica retoma planos

Valor | Beth Koike | 26.10.2021

Caso envolvendo carteira de aposentados do Grupo Pão de Açúcar foi parar na Justiça

Num momento de questionamentos sobre a oferta de planos de saúde para idosos com as denúncias contra a Prevent Senior, cerca de 100 ex-funcionários aposentados do Grupo Pão de Açúcar viram seus convênios médicos serem cancelados de forma unilateral pela NotreDame Intermédica, sem uma contraproposta de um produto no mesmo patamar como determina a legislação. Durante um mês, eles tentaram em vão negociar com a operadora.

 

O caso foi parar na Justiça. Questionada pelo Valor, a operadora alegou que o cancelamento foi um equívoco e retomou a cobertura. Pela carta enviada anteriormente aos usuários, os serviços só continuariam até o dia 31 deste mês.

Leia também: Plano de saúde menor sobe mais e pesa para MEIs e pequenos empresários.

O caso envolve usuários de um plano de saúde por adesão da NotreDame Intermédica, cuja contratação se deu por meio da Associação Brasileira de Consultores (Abraservice). Entre os usuários, há pessoas que pagam, mensalmente, por volta de R$ 8 mil pelo convênio médico, contratado há cerca de 20 anos. Esse plano tem cobertura dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, laboratório Fleury, entre outros de primeira linha, mas ao cancelar o plano de saúde a operadora ofertou como contrapartida um produto muito inferior, sem abertura a qualquer negociação, explicou um dos usuários do convênio médico.

“Infelizmente, não temos linha 100% compatível com o atendimento atual, porém, ofertamos a linha Premium 900”, diz trecho de troca de e-mails da corretora It’s Seg, intermediadora do cliente e operadora de plano de saúde.

Após várias queixas não atendidas, o caso virou um processo judicial. Na sexta-feira, a Justiça deferiu uma liminar determinando que a cobertura fosse mantida. Um dia antes, ao ser procurada pela reportagem, a operadora informou que houve uma confusão, que tal carteira não havia sido cancelada e que o rompimento se referia a outras carteiras vinculadas à Abraservice com desequilíbrio financeiro.

A Intermédica informou, por meio de comunicado, que essa carteira de ex-funcionários do Pão de Açúcar pertence “a outro subcontrato firmado com a Abraservice, não está previsto a rescisão e o mesmo permanecerá na condição atual, sem qualquer alteração.” Já a It’Seg não respondeu por que manteve o cancelamento do plano de saúde mesmo não tendo um produto no mesmo patamar como substituto, mas informou que os demais usuários com planos cancelados devidamente estão sendo assessorados para encontrar outros produtos.

Veja também:



WhatsApp chat