Conteúdo

Às vésperas de um novo reajuste, brasileiros temem não conseguir mais pagar plano de saúde

Foto Às vésperas de um novo reajuste, brasileiros temem não conseguir mais pagar plano de saúde

Entidades estimam uma alta recorde de quase 16% nos contratos individuais, sob o argumento de um aumento nos gastos das operadoras. Especialistas acreditam que isso é um ‘efeito rebote’ da pandemia.

A expectativa do anúncio de um novo reajuste nos planos de saúde ainda esse mês está tirando o sono de muitos brasileiros. A preocupação é com a possibilidade de aumento recorde. Entidades como Federação Nacional de Saúde Suplementar, a FenaSaúde, e a Associação Brasileira de Planos de Saúde, a Abramge, estimam uma alta de quase 16% nos contratos individuais. Até então, o maior reajuste anual é de 13,57%, em 2016.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, ainda calcula o índice que será autorizado, mas se as previsões se confirmarem, consumidores como a Rita Fernandes não sabem se vão continuar pagando pelo serviço.

Notícias que podem ser de seu interesse:

 

O reajuste anual é calculado com base nas variações das despesas com atendimento aos beneficiários, a intensidade de utilização dos planos e a inflação medida pelo IBGE. O Superintendente Executivo da Associação de Planos de Saúde, Marcos Novais, afirma que, em 2021, as despesas médicas das operadoras cresceram 23%.

Mas, para o Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o reajuste não se justifica. O órgão afirma que, nos últimos anos, não houve aumento de custos justificáveis para gerar aumento. Além disso, o instituto alega que o número de clientes aumentou com a pandemia. Apenas entre dezembro de 2019 e março de 2022, quase 2 milhões de brasileiros contrataram o serviço.

O professor do Centro de Estudos em Saúde da Fundação Getúlio Vargas, Walter Cintra, explica que, com a pandemia, as despesas das operadoras caíram. Para ele, o reajuste previsto para esse ano é um “efeito rebote” do desconto de 8% autorizado no ano passado.

Após a definição do percentual, o reajuste será aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário do contrato. A base anual de incidência é de maio a abril do ano seguinte.

Assista também:

Tags
11 3256-1283|+55 11 99916-5186
Ícone Whatsapp