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Como administrador de uma clínica médica, é essencial estar ciente dos principais documentos exigidos, além de garantir que os mesmos estejam registrados e arquivados adequadamente.

 

 

Documentos Relacionados aos Pacientes

 

Como médico, é evidente que o profissional já sabe da real necessidade de guarda e manutenção de dados sensíveis (com especial atenção para à LGPD) e dos documentos do paciente, tais como:

 

  • Contrato de Prestação de Serviços
  • Termo de Consentimento Livre e Assistido
  • Receituários
  • Solicitação de Exames
  • Laudo Médico com Diagnóstico
  • Prontuário
  • Cadastro de Paciente
  • Anamnese
  • Outros documentos pertinentes
  • Documentos Necessários para a Gestão da Clínica
  • Além dos documentos relacionados aos pacientes, diversos documentos da clínica precisam de registro, manutenção e guarda:
  • Manual de Boas Práticas
  • POP – Procedimento Operacional Padrão
  • PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
  • NSP – Núcleo de Segurança do Paciente (quando aplicável)
  • Programa de Controle de Pragas (desinsetização e desratização)
  • Contrato com entidade certificada para fornecimento de artigos esterilizados (se aplicável)
  • Controle de Manutenção e Validade dos Extintores de Incêndio
  • Documentos dos Colaboradores e Prestadores de Serviço
  • Registros de Treinamentos dos Colaboradores, assinados
  • Contratos celebrados com parceiros e terceiros

 

 

Documentos para Abertura e Funcionamento da Empresa

 

Para garantir que sua clínica esteja em conformidade desde o início, os documentos para a abertura da empresa devem estar organizados e disponíveis:

 

  • Cópia do Contrato Social e/ou Alterações registradas na Junta Comercial;
  • Cópia do Cartão de Identificação de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Registro no Conselho Regional de Medicina;
  • Alvará/Licença de Funcionamento Municipal;
  • Alvará/Licença da Vigilância Sanitária;
  • CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde;
  • Projeto Arquitetônico Completo aprovado no NAPA (Núcleo de Aprovação de Projeto) da Vigilância Sanitária;
  • Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), se aplicável.

 

 

Importância da Assessoria Jurídica

 

Uma assessoria jurídica especializada é fundamental para a correta confecção e manutenção dos documentos da clínica, bem como para garantir o cumprimento dos procedimentos exigidos pela ANVISA, Prefeitura, CRM, entre outros.

A atuação jurídica preventiva pode auxiliar na redução ou evitação de conflitos e litígios, conferindo maior segurança à atuação da clínica e minimizando riscos financeiros e processos ético-profissionais.

 

O escritório Vilhena Silva Advogados possui expertise em gestão de documentos e procedimentos legais para clínicas médicas, oferecendo suporte completo para garantir que todos os direitos e deveres sejam plenamente exercidos e respeitados. Agende uma reunião com um especialista e assegure a conformidade e eficiência da sua clínica.

 

 

 

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