11 jun Afastados por problema de saúde têm dificuldades para receber pagamento do INSS na pandemia
Agências do INSS estão fechadas desde 23 de março e reabertura está prevista para dia 19 de junho. Atendimento é feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
Trabalhadores que foram afastados por problemas de saúde antes ou durante a pandemia de Covid-19 estão enfrentando problemas com o INSS. Muitas pessoas entraram com pedido de auxílio-doença e, depois de meses, a solicitação continua sem pagamento e segue em análise.
Além do não pagamento, os trabalhadores reclamam que precisam voltar para suas funções, mas não conseguem fazer a perícia médica do INSS.
A técnica em enfermagem Graziella Carvalho Ferreira foi diagnosticada com Covid-19 e precisou se afastar do INSS porque a doença evoluiu para uma pneumonia. Sem resposta do processo na internet, ela contou que voltou a trabalhar com um laudo de um médico particular.
“Queria uma ajuda, saber como que eu faço e o INSS só põe que está em análise e o tempo está passando, assim como todo mundo está necessitando, eu também necessito dos meus benefícios, porque eu contribuo todo mês”, disse Graziella.
A recepcionista Josilaine Rocha disse que o trabalho só autoriza ela a voltar para as atividades com um parecer do INSS. Enquanto aguarda, a recepcionista está sem receber nada e dependendo da ajuda de parentes.
“Nós estamos sem trabalhar, sem receber na crise que estamos. Querendo voltar ao trabalho e o INSS não nos dá nenhuma posição. Nós entramos todos os dias no aplicativo e está lá análise, análise. Nós estamos aptas, nós não queremos ficar afastadas”, afirmou Josilaine.
As agências do INSS estão fechadas desde o dia 23 de março e a reabertura está prevista para o dia 19 de junho. Segundo o INSS, o atendimento é feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”.
O que dizem os citados
O INSS informou que os pedidos de auxílio-doença da Graziella e da Josilaine estão em fase de processamento. O pagamento estará disponível em 15 dias. O instituto informou ainda que, caso as pessoas já estejam recuperadas, elas estão autorizadas a voltar a trabalhar ao trabalho mesmo sem fazer a perícia do INSS.
Fonte: G1