fbpx

Dia Nacional dos Ostomizados

Os Ostomizados são as pessoas que necessitaram passar por um procedimento cirúrgico para promover o desvio do fluxo intestinal com a instalação de uma bolsa, a fim de que organismo efetue um novo trajeto na saída de fezes e urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação através da traqueostomia.

As pessoas ostomizadas são consideradas como portadoras de deficiência física, pois possuem impedimentos de logo prazo e de natureza física conforme definido pela legislação, por isso, podem requerer os benefícios previstos para pessoas com deficiência.

Desta forma, no intuito de garantir aos ostomizados a participação plena e efetiva na sociedade, e ainda, visando a igualdade nas condições com a demais pessoas, a legislação oferece para os ostomizados alguns benefícios, como a isenção de impostos para a compra de veículos, o transporte público gratuito, o benefício assistencial previdenciário chamado LOAS, que garante uma renda mínima ao deficiente, além de ser possível pedir a aposentadoria do deficiente. Já com relação aos pacientes que possuem um plano de saúde, também existe o direito ao fornecimento das bolsas pela operadora.

Leia também: Saiba mais sobre benefícios previdenciários.

Todos esses benefícios garantidos aos ostomizados visam justamente igualar os direitos e garantias com os demais cidadãos que não possuem nenhuma deficiência ou limitação. Hoje, o SUS também possui uma estrutura especializada, com área física adequada, recursos e materiais específicos, além de profissionais capacitados para que os ostomizados possam ter o tratamento digno e recebam as bolsas coletoras de forma gratuita.
Na violação de algum direito, não deixe de procurar a orientação de um advogado.

O escritório Vilhena Silva Advogados é especialista na área de Direito à Saúde e áreas relacionadas, como inventário, seguro de vida e previdenciário.



WhatsApp chat