fbpx

Por que os planos de saúde sobem como nunca?

O Globo – podcast | 06/05/2022 | Rafael Robba

Luciana Casemiro e o advogado Rafael Robba contam as razões para os reajustes recordes e analisam quando a Justiça e a troca de operadora passam a ser boas alternativas

Praticamente nenhum setor escapa dos aumentos que se refletem na inflação. De acordo com o IBGE, oito de cada 10 itens pesquisados para a formação do índice oficial apresentaram aumento em abril. Só que partir desse mês um poderoso componente começa a entrar nessa conta.

Os novos valores dos preços dos planos de saúde empresariais estão sendo anunciados. E sobem como nunca. A Associação Brasileira de Planos de Saúde e da Federação Nacional de Saúde Suplementar calculam em cerca de 16% o reajuste médio. Se a previsão se confirmar, será o maior aumento da história. Isso ocorre após um grande alívio nas despesas das operadoras durante a pandemia.

Os planos individuais e familiares, os únicos que tem os valores regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que representam a menor fatia do mercado, chegaram a ter um reajuste negativo. Agora, também devem subir às alturas, seguindo a mesma tendência dos planos coletivos. E daí, em qualquer segmento, sobram poucas opções para os contratantes. Uma é a portabilidade. A outra é buscar orientação e, se for o caso, entrar na Justiça.

No Ao Ponto desta sexta-feira a editora da seção Defesa do Consumidor do GLOBO, Luciana Casemiro, e o advogado Rafael Robba, especialista em direto à saúde do escritório Vilhena Silva explicam quais são os reajustes esperados nos diferentes planos de saúde e até que ponto há margem para negociação. Eles também avaliam quando a portabilidade ou as ações judiciais passam a ser boas alternativas para fugir de reajustes abusivos.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade.

Veja também:

 



WhatsApp chat