fbpx
Novo medicamento contra câncer de pâncreas

Descoberta traz esperança contra o câncer de pâncreas

Veja Saúde | 27/12/2023

Uma pesquisa de ponta abre as portas para novos medicamentos e para o uso mais inteligente dos tratamentos já existentes – não à toa, foi premiada.

Conheça, neste infográfico, o vencedor da categoria Medicina de Precisão e Genômica do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica, que abordou o câncer de pâncreas.

Esse é um dos tumores mais agressivos e letais (e sem sintomas e formas de rastreamento que permitam um diagnóstico precoce). Com a missão de mudar esse panorama, pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center desvendaram o papel de uma estrutura do sistema imunológico que faz diferença na reação à doença.

A descoberta deve beneficiar indivíduos com adenocarcinoma ductal pancreático. Os cientistas demonstraram que, nesse tipo de tumor, a presença das chamadas estruturas linfoides maduras levam a uma melhor eficácia da imunoterapia, um tipo de tratamento que tem mudado o cenário da oncologia.

As revelações do estudo abrem caminho para exames que ajudam a selecionar os melhores candidatos à imunoterapia e para o desenvolvimento de novos medicamentos, que beneficiariam até 80% dos pacientes com esse tumor.

EIA TAMBÉM:


WhatsApp chat